Seo técnico

Neste post, abordaremos os fundamentos do SEO técnico. Embora discutir os princípios básicos do SEO técnico possa parecer uma contradição, um conhecimento básico sobre o lado mais técnico do SEO pode fazer toda a diferença entre um site bem classificado e um site que não classifica. O SEO técnico não é fácil, mas explicaremos – em linguagem simples – quais aspectos você deve (pedir ao seu desenvolvedor para) prestar atenção ao trabalhar na base técnica do seu site.

O que é SEO técnico?


O SEO técnico consiste em melhorar os aspectos técnicos de um site para aumentar o ranking de suas páginas nos mecanismos de busca. Tornar um site mais rápido, mais fácil de rastrear e mais compreensível para os mecanismos de busca são os pilares da otimização técnica. O SEO técnico faz parte do SEO on-page, que se concentra em melhorar elementos em seu site para obter classificações mais altas. É o oposto do SEO off-page, que se trata de gerar exposição para um site por meio de outros canais.

Por que você deve otimizar seu site tecnicamente?


O Google e outros mecanismos de busca desejam apresentar aos usuários os melhores resultados possíveis para suas consultas. Portanto, os robôs do Google rastreiam e avaliam páginas da web em muitos fatores. Alguns fatores são baseados na experiência do usuário, como a velocidade de carregamento de uma página. Outros fatores ajudam os robôs dos mecanismos de busca a entender sobre o que são suas páginas. É para isso que serve, entre outras coisas, os dados estruturados. Portanto, ao melhorar os aspectos técnicos, você ajuda os mecanismos de busca a rastrear e entender seu site. Se você fizer isso bem, poderá ser recompensado com classificações mais altas. Ou até mesmo ganhar alguns resultados ricos!

Também funciona ao contrário: se você cometer erros técnicos graves em seu site, isso pode custar caro. Você não será o primeiro a bloquear os mecanismos de busca inteiramente de rastrear seu site adicionando acidentalmente uma barra final no lugar errado no arquivo robots.txt.

Mas não pense que você deve se concentrar nos detalhes técnicos de um site apenas para agradar aos mecanismos de busca. Um site deve funcionar bem – ser rápido, claro e fácil de usar – para seus usuários em primeiro lugar. Felizmente, criar uma base técnica sólida muitas vezes coincide com uma melhor experiência do usuário e dos mecanismos de busca.

Quais são as características de um site tecnicamente otimizado?

Um site tecnicamente sólido é rápido para os usuários e fácil de rastrear para os robôs dos mecanismos de busca. Uma configuração técnica adequada ajuda os mecanismos de busca a entender sobre o que é um site. Ele também impede a confusão causada, por exemplo, por conteúdo duplicado. Além disso, não envia visitantes, nem mecanismos de busca, para becos sem saída causados por links que não funcionam.

Aqui, vamos resumir algumas características importantes de um SEO Técnico otimizado.

  1. É rápido
    Hoje em dia, as páginas da web precisam carregar rapidamente. As pessoas são impacientes e não querem esperar para abrir uma página. Em 2016, uma pesquisa mostrou que 53% dos visitantes de sites móveis sairão se uma página da web não abrir dentro de três segundos. E a tendência não desapareceu – pesquisas de 2022 sugerem que as taxas de conversão do comércio eletrônico caem cerca de 0,3% para cada segundo adicional que uma página leva para carregar. Portanto, se seu site for lento, as pessoas ficam frustradas e passam para outro site, e você perderá todo esse tráfego.

O Google sabe que páginas da web lentas oferecem uma experiência menos do que ideal. Portanto, eles preferem páginas da web que carregam mais rapidamente. Portanto, uma página da web lenta também acaba mais abaixo nos resultados de pesquisa do que seu equivalente mais rápido, resultando em ainda menos tráfego. Desde 2021, a experiência da página (quão rápida as pessoas percebem uma página da web) se tornou oficialmente um fator de classificação do Google. Portanto, ter páginas que carreguem rápido o suficiente é mais importante agora do que nunca.

Quer saber se seu site é rápido o suficiente? Leia como testar facilmente a velocidade do seu site. A maioria dos testes também fornecerá orientações sobre o que melhorar. Você também pode verificar os principais aspectos da Web – o Google usa esses para indicar a experiência da página. E, vamos orientá-lo por meio de dicas comuns de otimização de velocidade do site aqui.

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  1. É rastreável para os mecanismos de busca
    Os mecanismos de busca usam robôs para rastrear, ou spider, seu site. Os robôs seguem os links para descobrir o conteúdo em seu site. Uma ótima estrutura de links internos garantirá que eles entendam o conteúdo mais importante do seu site.

Mas há mais maneiras de guiar os robôs. Você pode, por exemplo, impedi-los de rastrear determinado conteúdo se não quiser que eles vão até lá. Você também pode permitir que eles rastreiem uma página, mas dizer-lhes para não mostrar esta página nos resultados de pesquisa ou para não seguir os links nesta página.

Arquivo robots.txt
Você pode dar instruções aos robôs em seu site usando o arquivo robots.txt. É uma ferramenta poderosa, que deve ser manipulada com cuidado. Como mencionamos inicialmente, um pequeno erro pode impedir que os robôs rastreiem (partes importantes do) seu site. Às vezes, as pessoas bloqueiam sem intenção os arquivos CSS e JS de seus sites no arquivo robots.txt. Esses arquivos contêm código que informa aos navegadores como deve ser o seu site e como ele funciona. Os mecanismos de busca não podem determinar se seu site funciona corretamente se esses arquivos estiverem bloqueados.

No geral, recomendamos aprofundar o robots.txt se você quiser aprender como ele funciona. Ou, talvez ainda melhor, deixe um desenvolvedor lidar com isso para você!

A tag meta robots
A tag meta robots é um trecho de código que você não verá na página como visitante. Está no código-fonte na chamada seção head de uma página. Os robôs leem esta seção ao encontrar uma página. Nela, eles descobrirão o que encontrarão na página ou o que precisam fazer com ela.

Se você deseja que os robôs dos mecanismos de busca rastreiem uma página, mas evite mostrá-la nos resultados de pesquisa por algum motivo, você pode dizer a eles com a tag meta robots. Com a tag meta robots, você também pode instruí-los a rastrear uma página, mas a não seguir os links na página. C

  1. Não tem (muitos) links quebrados
    Discutimos que sites lentos são frustrantes. O que pode ser ainda mais irritante para os visitantes do que uma página lenta é pousar em uma página que não existe. Se um link levar a uma página inexistente em seu site, as pessoas encontrarão uma página de erro 404. Lá se vai sua experiência do usuário cuidadosamente elaborada!

Além disso, os mecanismos de busca não gostam de encontrar essas páginas de erro também. Eles tendem a encontrar ainda mais links quebrados do que os visitantes encontram porque seguem todos os links que encontram, mesmo que estejam ocultos.

Infelizmente, a maioria dos sites tem (pelo menos alguns) links quebrados, porque um site é um trabalho contínuo: as pessoas criam coisas e quebram coisas. Felizmente, algumas ferramentas podem ajudá-lo a encontrar links quebrados em seu site. Leia sobre essas ferramentas e como resolver erros 404.

Para evitar links quebrados desnecessários, você sempre deve redirecionar o URL de uma página quando excluí-la ou movê-la. Idealmente, você redirecionaria para uma página que substitui a página antiga.

  1. Não confunde os mecanismos de busca com conteúdo duplicado
    Os mecanismos de busca podem ficar confusos se você tiver o mesmo conteúdo em várias páginas do seu site – ou até mesmo em outros sites. Porque, se essas páginas mostrarem o mesmo conteúdo, qual delas eles classificarão mais alto? Como resultado, eles podem dar a todas as páginas com o mesmo conteúdo uma classificação mais baixa.

Infelizmente, você pode ter problemas de conteúdo duplicado sem nem saber. Por motivos técnicos, URLs diferentes podem mostrar o mesmo conteúdo. Isso não faz diferença para um visitante, mas para um mecanismo de busca, ele verá o mesmo conteúdo em um URL diferente.

Felizmente, há uma solução técnica para esse problema. Com o chamado elemento de link canônico, você pode indicar qual página original – ou a página que você gostaria de classificar nos mecanismos de busca.

  1. É seguro
    Um site que tem o SEO técnico otimizado é um site seguro. Tornar seu site seguro para os usuários garantir a privacidade é um requisito básico hoje em dia. Você pode fazer muitas coisas para tornar seu site (WordPress) seguro, e uma das coisas mais importantes é implementar HTTPS.

HTTPS garante que ninguém possa interceptar os dados enviados entre o navegador e o site. Portanto, por exemplo, se as pessoas fizerem login em seu site, suas credenciais estarão seguras. Você precisará de um certificado SSL para implementar HTTPS em seu site. O Google reconhece a importância da segurança, tornando o HTTPS um sinal de classificação: sites seguros têm uma classificação mais alta do que equivalentes inseguros.

Você pode facilmente verificar se seu site é HTTPS na maioria dos navegadores. No lado esquerdo da barra de pesquisa do seu navegador, você verá um cadeado se estiver seguro. Se você ver as palavras “não seguro”, você (ou seu desenvolvedor) tem algum trabalho a fazer!

  1. Além disso: possui dados estruturados
    Dados estruturados ajudam os mecanismos de busca a entender melhor seu site, conteúdo ou empresa. Com dados estruturados, você pode dizer aos mecanismos de busca que tipo de produto você vende ou quais receitas você tem em seu site. Além disso, permitirá que você forneça detalhes sobre esses produtos ou receitas.

Existe um formato fixo (descrito no Schema.org) onde você deve fornecer essas informações para que os mecanismos de busca possam encontrá-las e entendê-las facilmente. Isso os ajuda a colocar seu conteúdo em um contexto maior.

A implementação de dados estruturados pode oferecer mais do que uma melhor compreensão dos mecanismos de busca. Também torna seu conteúdo elegível para resultados ricos, aqueles resultados brilhantes com estrelas ou detalhes que se destacam nos resultados de pesquisa.

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  1. Além disso: tenha um sitemap XML
    Simplesmente, um sitemap XML é uma lista de todas as páginas do seu site. Ele serve como um mapa do site para os mecanismos de busca em seu site. Com ele, você garantirá que os mecanismos de busca não percam nenhum conteúdo importante em seu site. O sitemap XML é frequentemente categorizado em postagens, páginas, tags ou outros tipos de postagem personalizados e inclui o número de imagens e a data de modificação para cada página.

Idealmente, um site não precisa de um sitemap XML. Se tiver uma estrutura de link interno que conecta todo o conteúdo de maneira agradável, os robôs não precisarão dele. No entanto, nem todos os sites têm uma ótima estrutura e ter um sitemap XML não fará mal. Portanto, sempre aconselhamos ter um sitemap XML em seu site.

  1. Além disso: websites internacionais usam hreflang
    Se seu site tem como alvo mais de um país ou vários países onde o mesmo idioma é falado, os mecanismos de busca precisam de um pouco de ajuda para entender quais países ou idiomas você está tentando alcançar. Se você ajudá-los, eles podem mostrar às pessoas o site certo para sua área nos resultados de pesquisa.

As tags hreflang ajudam você a fazer exatamente isso. Você pode usá-los para definir qual país e idioma cada página pretende atender. Isso também resolve um possível problema de conteúdo duplicado: mesmo que seus sites dos EUA e do Reino Unido mostrem o mesmo conteúdo, o Google saberá que eles são escritos para regiões diferentes.

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