Liderar uma equipe é uma jornada repleta de desafios, especialmente quando se trata de alcançar metas de liderança, priorizar iniciativas corretas e manter os membros da equipe motivados e engajados. No entanto, hoje mais do que nunca, o sucesso de seus esforços depende de um fator crucial: suas pessoas.
Contratar as pessoas certas não se resume apenas a preencher uma vaga – trata-se de construir uma base para uma equipe próspera. Uma má contratação pode custar significativamente mais para sua empresa do que o salário anual do funcionário, de acordo com um estudo da Society for Human Resource Management, resultando em recursos desperdiçados, produtividade perdida e um potencial efeito dominó na moral da equipe.
E ainda mais preocupante é o fato de que hoje em dia, funcionários com menos de seis meses de permanência têm a menor intenção de permanecer em sua organização, segundo um novo relatório da Qualtrics. O custo de perder recém-chegados é alto, considerando que, além dos gastos com recrutamento e contratação, você nem teve tempo de recuperar nenhum valor deles ainda. E com os funcionários 9,1% mais propensos a deixar uma empresa após a saída de um membro de sua equipe, de acordo com um relatório recente da empresa de análise de pessoas Visier, os custos podem se tornar ainda mais sérios.
Dito tudo isso, contratar a pessoa certa desde o início é crucial para o sucesso a longo prazo de sua equipe – e o seu próprio sucesso também. Então, como você pode garantir que faça a escolha certa?
1. Crie descrições de cargo claras para contratar as pessoas certas
Esqueça os modelos genéricos e tente elaborar descrições de cargo que realmente ressoem com seu candidato ideal. Em vez de simplesmente listar responsabilidades, dê aos candidatos um vislumbre da cultura de sua empresa e do impacto que esse cargo terá, tanto em sua equipe quanto na empresa em geral. Ao destacar as habilidades e experiências específicas necessárias e explicar o que o papel envolverá no dia a dia, você atrairá indivíduos qualificados que estejam realmente interessados na posição – economizando tempo e esforço a longo prazo ao filtrar candidaturas irrelevantes e preparar o terreno para entrevistas bem-sucedidas.
2. Construa entrevistas completas
87% dos candidatos afirmaram que uma experiência de entrevista positiva pode mudar sua opinião sobre uma vaga ou empresa que antes duvidavam, e 83% disseram que uma experiência de entrevista negativa pode mudar sua opinião sobre uma vaga ou empresa que antes gostavam, de acordo com um estudo do LinkedIn Business. Esses números destacam a importância das entrevistas e são cruciais para avaliar as habilidades, experiências e adequação dos candidatos ao papel e à cultura da empresa. Portanto, use essas conversas para informar o candidato sobre a empresa, alinhar expectativas de trabalho, preencher lacunas no currículo e até mesmo praticar a dar feedback para avaliar como eles respondem.
E lembre-se, uma entrevista entre um candidato e um gerente de contratação é uma via de mão dupla – para avançar, ambos precisam sair da conversa sentindo-se positivos e interessados. Portanto, incentive o candidato a fazer perguntas para garantir que compreendam totalmente o papel e a cultura da empresa. Dessa forma, se eles receberem uma oferta e escolherem aceitá-la, nada será surpreendente mais tarde que possa levar a uma rápida rotatividade.
3. Priorize a adaptação cultural
Ao contratar novos candidatos para integrar sua equipe, certifique-se de levar em consideração suas habilidades interpessoais e como elas se encaixariam na dinâmica atual da sua equipe. Lembre-se de que, enquanto habilidades técnicas podem ser ensinadas e desenvolvidas, habilidades sociais inatas e energia positiva são muito mais difíceis de transmitir.
Portanto, durante o processo de entrevista, tente avaliar a personalidade e o entusiasmo dos candidatos em colaborar com os outros. Faça a si mesmo perguntas como “Consigo realmente imaginar essa pessoa em minha equipe?” e “Essa pessoa combina com nossa cultura de equipe?” Seja honesto ao responder essas perguntas internas, independentemente de quanto talento técnico eles tenham, pois interromper dinâmicas saudáveis da equipe pode ter efeitos colaterais em seus funcionários atuais também.
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4.Considere o potencial
Não se concentre apenas na experiência passada – priorize o potencial futuro! Fique de olho em candidatos que podem não ter o histórico ou expertise exatos que você estava procurando, mas que claramente demonstram uma forte mentalidade de aprendizado e um potencial para crescer. Embora eles possam não possuir anos de experiência, ao avaliar sua adaptabilidade, motivação para aprender e desenvolver, e objetivos de carreira a longo prazo, você pode descobrir talentos incríveis com uma verdadeira vontade de se destacar em sua empresa.
5. Envolva sua equipe
Quando você estiver em um estágio em que se sentir bastante confiante sobre um candidato, tente agendar uma breve entrevista com um ou mais membros de sua equipe que trabalharão em estreita colaboração com o novo contratado. Pode ser uma conversa informal – simplesmente uma chance para eles conversarem e obterem insights valiosos sobre personalidade e estilos de comunicação – para garantir que o candidato seja uma boa combinação para a dinâmica da equipe. Dessa forma, você pode promover uma maior adesão de seus membros de equipe atuais e criar um ambiente mais familiar e acolhedor para os novos contratados quando começarem.
6. Faça-os se sentirem bem-vindos
Antes do primeiro dia de trabalho, entre em contato com os novos contratados para informá-los de que todos estão animados para que eles se juntem e para descrever o que podem esperar em seu primeiro dia. Além disso, prepare-os para o sucesso designando um membro da equipe para ser seu mentor ou parceiro. Isso pode ajudar a tornar a transição mais suave, construir conexões mais rapidamente entre os membros de sua equipe e garantir que o novo funcionário tenha um contato para recorrer em busca de orientação e apoio.
E a propósito, reconheça que a integração não termina na primeira semana – agende check-ins recorrentes à medida que o membro da equipe se estabelece e organize almoços ou atividades em equipe para que todos possam desenvolver conexões mais significativas.
A chave para construir uma equipe forte e bem-sucedida está em selecionar as pessoas certas desde o início. Ao seguir essas práticas recomendadas, você pode aumentar suas chances de contratar talentos excepcionais que não apenas se destacarão em suas funções, mas também contribuirão para uma cultura de equipe positiva e próspera.
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